Apis mellifera

(Abelha-Do-Mel;
Abelha-Europeia)

Ordem

Hymenoptera.

Família

Syrphidae.

Origem

Europa central.

Habitat

Pode ser encontrada durante todo o ano em vários habitats, incluindo jardins urbanos, visitando flores para recolher pólen e néctar.

Distribuição geográfica

Europa, norte da Ásia e norte de África.

Dimensões

6-12 mm.

Breve Descrição

Inseto com dois pares de asas translúcidas e cabeça, tórax e abdómen bem diferenciados. A cabeça e o tórax são castanho-escuros e o abdómen é castanho-escuro com faixas transversais amarelas. Procuram alimento durante o dia mas mantêm actividade contínua dentro da colmeia. Alimentam-se de pólen, néctar e mel, sendo uma importante espécie polinizadora. As abelhas passam por 4 estádios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos fertilizados originam fêmeas e a alimentação fornecida a estas larvas é o que vai definir se se desenvolvem para obreiras ou rainhas. Os ovos não fertilizados originam machos. É a rainha que controla quais os ovos que são ou não fertilizados. Quando determinadas obreiras encontram alimento em abundância, voltam ao ninho e fazem uma “dança” para as restantes abelhas, indicando essa descoberta, assim como a direcção e a distância a que se encontra o alimento.

Sabia que...

Apenas os ferrões das obreiras possuem farpas ligadas aos sacos de veneno e, quando picam, ficam presos e são arrancados do corpo das obreiras, acabando estas por morrer em seguida. Existem diversos produtos produzidos a partir da actividade das abelhas utilizados na alimentação e actividades humanas, entre os quais, mel, pólen, própolis, cera e geleia real.