Episyrphus balteatus
(Mosca-das-Flores-Comum)
Diptera.
Syrphidae.
Europa central.
Pode ser encontrada durante todo o ano em vários habitats, incluindo jardins urbanos, visitando flores para recolher pólen e néctar.
Europa, norte da Ásia e norte de África.
6-12 mm.
Breve Descrição
Tem a face amarelo-pálida e antenas acastanhadas Como na maioria das outras moscas pairadoras, os machos podem ser facilmente identificados pelos seus olhos que se tocam no topo das suas cabeças. O tórax é castanho, brilhante, com faixas escuras, longitudinais. Na parte superior do abdómen tem um padrão de bandas pretas e laranja. Tem patas claras.
Biologia
As fêmeas depositam os ovos na vegetação rasteira, perto de colónias de afídios (pulgões), dos quais se alimentam as larvas. A hibernação ocorre tanto na fase adulta como na larvar. Espécie migratória, que pode ser vista na fase adulta de Maio a Setembro.
Sabia que...
Estas moscas são semelhantes às vespas para os outros animais, tais como aves, protegendo-se assim dos predadores que temem a perigosa picada da vespa, o que neste caso, não acontece uma vez que é inofensiva. Esta semelhança com as vespas, é por vezes responsável por vezes pelo pânico entre as pessoas quando formam densos enxames migratórios.