Halictus scabiosae

[Abelha-Sudorípara]

Ordem

Hymenoptera.

Família

Halictidae.

Origem

Norte de África, Europa e Norte da Ásia.

Habitat

Ambientes secos e quentes, com solos de areia ou argila onde constroem os ninhos, zonas marginais de floresta. Alimenta-se em flores de variadas famílias (Convolvulaceae, Dipsacaceae e Asteraceae).

Distribuição geográfica

Europa e Norte de África.

Dimensões

12-14 mm.

Breve Descrição

O abdómen é longo, com listas amarelas e uma banda dupla nos segmentos dois e três. As patas são amarelas e as antenas são inteiramente pretas e curvas na extremidade. Os machos são muito alongados e têm uma faixa posterior esbranquiçada nos segmentos dois a seis do abdómen.

Biologia

Esta espécie constrói os ninhos no solo em caminhos endurecidos (mineira), onde cavam túneis verticais no solo, com uma entrada circular cercada por um cone de terra. Na maioria dos casos, uma única fêmea usa um único ninho, mas por vezes têm uma organização social primitiva, com várias fêmeas a usar um ninho comum. Esta espécie primitiva também pode ser eussocial, com fêmeas reprodutoras que sobrevivem ao inverno e fêmeas menores que atuam como operárias.

Sabia que...

Esta espécie pode ter várias gerações por ano. As fêmeas geralmente podem ser encontradas em abril após a hibernação, enquanto os machos e novas fêmeas aparecem em julho.