Lucanus cervus

(Vaca-loira)

Ordem

Coleoptera.

Família

Lucanidae.

Origem

O fóssil mais antigo foi encontrado na Mongólia interior e China.

Habitat

Ocorre em bosques e florestas de caducifólias, com preferência pelos carvalhais. Podem no entanto ocorrer em galerias ripícolas com choupos, freixos e ulmeiros e também em prados de baixa altitude e culturas agrícolas.

Distribuição geográfica

Europa e Ásia ocidental.

Dimensões

25-53 mm.

Breve Descrição

O macho é inconfundível graças às suas mandíbulas em forma de pinça que usa para combater outros machos, pode atingir 8 cm, contando com as pinças. São brilhantes, com a cabeça e tórax negros, o abdómen e as pinças são acastanhados.

Biologia

As larvas de vaca-loura vivem nas raízes de árvores antigas durante mais ou menos 3 anos.
​Esta fase do ciclo de vida é passada a alimentar-se de madeira morta. Quando atinge o tamanho certo irá completar a metamorfose, passando pela fase de pupa até chegar ao adulto.
​O macho adulto tem um período de atividade de cerca de 1 mês. Durante este período, o seu objetivo é acasalar, morrendo logo de seguida, no entanto podem ser encontrados com frequência nas escorrências de carvalhos, onde se alimenta. Começam a aparecer durante a Primavera, tendo o seu pico de atividade nos meses de junho e julho. As fêmeas podem ser vistas até setembro, uma vez que demoram mais tempo a pôr os ovos nos locais ideais para o sucesso da espécie.

Sabia que...

Este inseto é considerado o maior escaravelho da Europa. Esta espécie depende de árvores antigas, principalmente espécies de folha caduca como o carvalho-alvarinho ou o castanheiro.
É uma espécie protegida. Nas lutas de machos, normalmente vão para os ramos altos das árvores e o macho vencedor é aquele que no final da luta não cair da árvore. Podem ser predados por aves devido ao seu elevado valor nutritivo.