Misumena vatia

(Aranha-caranguejo)

Ordem

Araneae.

Família

Thomisidae.

Origem

Todo o hemisfério Norte subártico.

Habitat

Prefere um clima temperado e geralmente habita zonas de floresta, podendo ser encontradas em várias plantas e flores.

Distribuição geográfica

América do Norte e toda a Europa.

Dimensões

3-9 mm.

Breve Descrição

Estas aranhas são amarelas ou brancas, e têm a capacidade de mudar entre estas duas cores com base no seu ambiente. Têm um sistema visual complexo, com oito olhos, no qual dependem para a captura de presas e para as suas capacidades de mudança de cor.

Biologia

Tanto os machos como as fêmeas desta espécie crescem através de várias mudas antes de atingirem os seus tamanhos adultos, embora as fêmeas tenham de o fazer mais vezes mais para atingirem o seu maior tamanho. Alimenta-se de insectos comuns que pousam nas flores, consumindo frequentemente presas muito maiores do que elas próprias. As fêmeas são escolhem uma flor para se instalarem e aguardarem pelas presas, enquanto os machos cobrem grandes distâncias à procura de companheiras. As fêmeas vivem mais tempo do que os machos, em média. Após o acasalamento, as fêmeas guardam os seus ninhos até as crias terem eclodido, morrendo em seguida.

Sabia que...

São chamadas aranhas-caranguejo porque têm uma capacidade única de caminhar para os lados, para a frente e para trás. Tem um mimetismo ativo, mudando facilmente de cor e, por vezes, se consumir presas coloridas, a própria aranha assumirá essa cor. Usam o veneno para imobilizar as suas presas, embora sejam totalmente inofensivas para os humanos. Ao contrário de outros artrópodes, as fêmeas não emitem feromonas para atraírem os machos, mas deixam “pistas” de seda para trás à medida que se movem, que os machos irão seguir.