Polistes dominula

(Vespa-do-papel-europeia)

Ordem

Hymenoptera.

Família

Vespidae.

Origem

Europa Mediterrânica e Norte de África.

Habitat

Vive em habitats terrestres temperados, tanto no meio natural, como em zonas agrícolas ou zonas urbanas, uma vez que se adaptou muito bem à proximidade do Homem, uma vez que encontram nas localidades abrigos e alimento.

Distribuição geográfica

Sul da Europa e do Norte da África, e partes temperadas da Ásia até o leste da China, tendo-se espalhado por praticamente todo o mundo.

Dimensões

18-22 mm.

Breve Descrição

Corpo é inteiramente amarelo e preto, com asas estreitas e longas. Nas fêmeas, a mandíbula é preta e às vezes tem uma mancha amarela e têm uma marca preta por baixo das antenas.

Biologia

Esta conhecida espécie de vespa alimenta-se principalmente de outros insetos. As fêmeas dominantes são as principais responsáveis pela postura dos ovos, enquanto as fêmeas subordinadas ou operárias não põem ovos. Essa hierarquia não é permanente e quando a rainha é removida do ninho, a segunda fêmea mais dominante assume o papel da anterior.

Sabia que...

Durante épocas de falta de alimento, estas vespas alimentam-se principalmente de larvas de outras vespas, o que lhes dá uma capacidade de sobrevivência superior em comparação com outras espécies de vespas.

A dominância das fêmeas na colónia é determinada pelo padrão da coloração da face, enquanto a dominância nos machos depende da variação das manchas do abdómen.