Pyronia tithonus
(Guarda-portões)
Lepidoptera.
Nymphalidae.
Europa e Ásia.
Encontrada em ervas altas perto de sebes, árvores ou arbustos, que são os seus habitats típicos, podendo também ocorrer em falésias, charnecas e terras baixas onde há manchas de mato.
Toda a Europa central e do sul, exceto o sul da Itália e as ilhas do Mediterrâneo.
35-40 mm.
Breve Descrição
A face superior das asas é alaranjada com uma banda marginal castanho-escura, nas asas anteriores apresenta um ocelo (falso olho) negro com duas pintas brancas. Os machos apresentam uma mancha bem marcada, acastanhada, que atravessa cada asa anterior, em direção ao ocelo. A face inferior das asas posteriores apresenta vários ocelos com uma pinta branca no centro e as asas anteriores têm a face inferior semelhante à superior. A fêmea é maior e mais clara que o macho.
Biologia
Alimentam-se de gramíneas e néctar. Sendo uma borboleta relativamente ativa, não percorre grandes distâncias. Os machos estabelecem pequenos territórios e procuram ativamente uma parceira. As fêmeas colocam entre 100 e 200 ovos, eclodindo passados 14 dias, nascendo uma geração de borboletas porteiras por ano.
Sabia que...
As manchas oculares nas asas dianteiras provavelmente reduzem os ataques de pássaros, portanto, daí a explicação para esta borboleta ser vista despreocupadamente em repouso com as asas abertas.